Oportunidades de bolsa de iniciação científica PIBIC-Jr
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
Última modificação: Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
Alguns projetos de professores do Departamento de Engenharia Elétrica, Campus Nova Gameleira, foram contemplados com bolsas nos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) e PIBIC-Jr – Meninas na Ciência (PIBIC-FEM-Jr). São bolsas voltadas para a iniciação à pesquisa de alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Abaixo encontram-se informações das bolsas e dos projetos. O estudante interessado deve entrar em contato com o coordenador do referido projeto.
- Indicação de Estudantes: 16/12/2025 a 01/03/2026
- Vigência das Bolsas: 01/03/2026 a 28/02/2027
- Valor da bolsa: R$ 420,00 / mês
- Nome do Projeto:Desenvolvimento e Implementação de Curso em Programação de Aplicativos com Foco STEAM na Educação Pública
- Orientador: Túlio Charles de Oliveira Carvalho – tulio@cefetmg.br
- Número de Vagas: 01 bolsa PIBIC-Jr
- Perfil desejado: Aluno de curso técnico com interesse em tecnologia, programação e educação
- Resumo: O projeto propõe o desenvolvimento e aplicação de um curso introdutório de programação de aplicativos baseado na abordagem STEAM. A iniciativa busca promover inclusão digital, estimular o pensamento computacional e despertar o interesse por áreas tecnológicas em estudantes da rede pública, por meio de metodologias ativas e atividades práticas.
- Nome do Projeto: Máquinas de indução duplamente alimentadas aplicadas como geradores na indústria eólica
- Orientador: Thiago Morais Parreiras – thiago.parreiras@cefetmg.br
- Número de Vagas: 01 bolsa PIBIC-FEM-Jr
- Perfil desejado: Aluna de curso técnico com interesse em tecnologias de conversão de energia e eletrônica industrial
- Resumo: Projeto de pesquisa que envolve o desenvolvimento teórico, simulação computacional e experimentos laboratoriais para acionamento controlado de máquinas assíncronas (de indução) trifásicas de rotor bobinado visando, em especial, a indústria de geração de energia eólica, embora existam aplicações industriais e de armazenagem de energia em larga escala que podem se beneficiar da solução, que consegue prover controle de torque / velocidade com conversores estáticos dimensionados para apenas uma fração da potência total do acionamento.

Serviço de e-mail