MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto premiado de ex-alunos busca solucionar problemas de organização

Segunda-feira, 18 de maio de 2020
Última modificação: Segunda-feira, 25 de maio de 2020

Projeto premiado de ex-alunos busca solucionar problemas de organização

Dispositivo Universal Organizador de Prateleiras e Estantes foi selecionado em primeiro lugar no Programa Centelha Minas Gerais

Quarta-feira, 13 de maio de 2020, às 14h50

Dos 523 inscritos na edição de Minas Gerais do Programa Centelha, um projeto de ex-alunos do campus Divinópolis do CEFET-MG foi selecionado com o primeiro lugar. O Dispositivo Universal Organizador de Prateleiras e Estantes (Duope) busca solucionar problemas de falta de espaço e melhorar a organização.

A iniciativa conta com quatro pessoas envolvidas diretamente: Leonardo Spinola e Alessandro Fernandes, formados em Engenharia Mecatrônica pelo CEFET-MG, Eugênio Xavier e Célia Maia. A produção também contou com ajuda do ex-estudante da Instituição Giordano Vieira. Como explica Leonardo, o Duope é uma gaveta com mais funcionalidades e praticidade de instalação, em estantes já existentes e comumente encontradas no mercado. O dispositivo pode ser usado como um minipainel, com ganchos e acessórios variados, ou como um suporte de gavetas e armazenamento diverso. “O usuário tem uma liberdade muito grande para montar a configuração da melhor maneira que lhe atender, sempre organizando e otimizando o espaço”.

A ideia do projeto surgiu com a experiência que Leonardo adquiriu durante sua formação no CEFET-MG. “O produto surgiu de uma necessidade de organizar uma oficina com ferramentas e máquinas muitas vezes utilizadas durante o curso”. Uma delas é a fresadora com comando numérico computadorizado (CNC), tema de seu trabalho de conclusão de curso em 2013 e base para a prototipação do Duope.

Leonardo Spinola conta que o produto percorreu um longo caminho até chegar à premiação no Centelha. “Foi testado, retestado, aprovado, reprovado, testado novamente, e por aí vai”. No momento, o desenvolvimento está focado em criar uma escala maior de produção, garantindo mais qualidade e aplicações. Segundo ele, o Duope poderá ser usado, por exemplo, nos setores alimentício e farmacêutico.

Ser selecionado em primeiro lugar foi para Leonardo uma validação do trabalho que está sendo desenvolvido. “Pretendemos utilizar os recursos do Programa Centelha para alavancar nossa ideia, principalmente com marketing, divulgação e melhoria no nosso processo de produção. O Programa é de suma importância para podermos conseguir entrar no mercado, o que não é fácil”, conta.

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG