MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Desenvolvimento de Caixa de Descontaminação para Alimentos e Sacolas Plásticas

Segunda-feira, 25 de maio de 2020
Última modificação: Segunda-feira, 25 de maio de 2020

Unidade Proponente: COORDENAÇÃO DE ÁREA DE ELETROTÉCNICA / CEFET-MG

Responsável: EULER CUNHA MARTINS

Projeto de extensão proposto a partir de demanda do Edital 32/2020 – Seleção pública para apoio a PROJETOS de extensão emergenciais visando o enfrentamento do COVID-19.

Resumo:

O objetivo geral deste projeto é desenvolver um recipiente, no formato de uma caixa, que possa ser amplamente utilizado pelas pessoas visando à eliminação do vírus COVID-19, por radiação ultravioleta, em embalagens de alimentos e também em sacolas plásticas fornecidas por restaurantes, supermercados e pelo comércio em geral.

O uso da radiação ultravioleta é um dos vários processos físicos que podem ser utilizados para a esterilização ou para a higienização de superfícies e objetos. Várias pesquisas comprovam a eficiência da radiação ultravioleta (UV), especificamente o ultravioleta na faixa C ou UV-C, na descontaminação de superfícies visando à redução de patógenos. A radiação será obtida por meio de lâmpadas ou LEDs germicidas, que são fontes de ultravioleta projetadas para um alto rendimento de raios UV, na faixa adequada. Ela atua nas superfícies eliminando microrganismos, tais como vírus, bactérias, fungos, levedos e mofos além de algas e protozoários.

Serão propostos dois modelos de caixa: uma caixa de descontaminação fixa, que poderá ser utilizada em residências em geral e uma caixa de descontaminação móvel, que poderá ser adaptada na caixa térmica como aquelas utilizadas em motocicletas de entregadores autônomos.