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CEFET-MG

Comissão dá início ao planejamento para implantação do Ensino Remoto Emergencial

Quarta-feira, 8 de julho de 2020
Última modificação: Quarta-feira, 8 de julho de 2020

Comissão dá início ao planejamento para implantação do Ensino Remoto Emergencial

Primeira reunião aconteceu nessa segunda (7); grupo multidisciplinar é composto por servidores aptos à execução das tarefas necessárias à implantação do ensino remoto

Terça-feira, 7 de julho de 2020, às 18h10

A Comissão Geral de planejamento para implantação do Ensino Remoto Emergencial nos cursos ofertados pelo CEFET-MG realizou a primeira reunião na tarde desta segunda-feira (7). As ações da comissão têm início com as deliberações dos Conselhos, principalmente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e no Conselho Diretor, e incorporam, a partir de agora, as contribuições dos conselhos especializados, dos colegiados e dos departamentos.

O diretor-geral, professor Flávio Santos, participou da abertura do encontro e ressaltou pontos importantes a serem definidos para o processo de implantação do ensino remoto. “Destaco a inclusão e o acesso dos alunos à internet e aos dispositivos eletrônicos, que serão apoiados pelo CEFET-MG e pelo MEC; a capacitação dos docentes, para que tenham ampla compreensão do ensino remoto, do uso das plataformas digitais e das possibilidades de atuação neste novo cenário; o debate para definições conjugadas com as expectativas da comunidade; e o uso das normas acadêmicas na orientação dos colegiados de curso para as tomadas de decisão”, enumera.

Como conta o presidente da Comissão, professor Sérgio Gomide, a primeira reunião teve como objetivo pensar em estratégias que garantam que os princípios norteadores do ensino remoto sejam plenamente atendidos. “Foram também discutidas questões relativas ao acompanhamento dos trabalhos a serem realizados pelas comissões locais, que farão levantamentos de informações em cada campus do CEFET-MG”, afirma.

Comissões

A chefe de Gabinete, professora Carla Chamon, explica que a comissão geral tem caráter executivo e trabalha de forma articulada com os conselhos especializados e as comissões locais. “A escolha dos membros levou em conta a necessidade de executar tarefas que cabem basicamente à direção e, também, o propósito de planejamento que acompanhe as deliberações dos conselhos especializados”, avalia.

A comissão geral é composta pelos três diretores de ensino, um professor representando cada conselho especializado, além de pedagogos, assistentes sociais, servidores das áreas de saúde, tecnologia da informação, gestão de pessoas e comunicação. “Cada um vai trabalhar na sua área, ajudando a pensar e a articular o planejamento para a implantação das ações do ensino remoto”.

Segundo Sérgio Gomide, os próximos passos consistem no planejamento de todas as ações necessárias para a garantia de um processo transparente, inclusivo e responsável. “Os próximos dias serão de bastante trabalho e a ideia é fazer com que o resultado seja fruto de uma construção coletiva, capaz de cumprir seu principal propósito, que é o restabelecimento e o fortalecimento dos vínculos entre todos os membros da comunidade escolar”.

Saiba mais

Conheça as portarias que constituem a comissão geral e as comissões locais

Comissão geral
Araxá
Belo Horizonte – campus Nova Suíça (campus I)
Belo Horizonte – campus Nova Gameleira (campus II)
Contagem
Curvelo
Divinópolis
Leopoldina
Nepomuceno
Timóteo
Varginha

 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG